Home Dicas Como elaborar uma ótima carta de apresentação

Como elaborar uma ótima carta de apresentação

Assim como um bom currículo, uma boa carta de apresentação é fundamental para conseguir uma entrevista e se destacar no mercado de trabalho.

Em nosso artigo de hoje, você vai saber tudo sobre como elaborar uma boa carta de apresentação.

O que dizer em uma carta de apresentação?

A maior dúvida das pessoas é o que dizer na carta de apresentação! E mesmo pessoas com uma grande experiência profissional tem essa dúvida.

Por vezes, a quantidade de experiência pode fazer com que você tenha dificuldade em escolher o que vai destacar em apenas três parágrafos.

Por outro lado, quem está começando a carreira também pode ter dificuldade na carta de apresentação, justamente pela dificuldade em colocar algo relevante.

Algumas empresas pedem ao candidato a carta de apresentação, pois consideram um ponto bem importante na hora de selecionar candidatos! Outras empresas olham primeiro a carta de apresentação para depois decidir sobre o seu currículo.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer mais sobre a carta de apresentação, utilizada para responder um anúncio de vaga de emprego! Você deve ler e reler todos os pré-requisitos que a empresa pede na carta de apresentação.

Não se importe muito se você desempenhou as funções pedidas há muito tempo, o importante é reunir as competências solicitas na carta de apresentação e depois comprovar tudo isso no currículo.

Modelo de carta de apresentação

O segredo é começar bem, para assim já chamar atenção do recrutador e ele se interessar em abrir seu currículo.

Veja o nosso exemplo abaixo:

“Prezado senhor (a),

Gostaria de me candidatar a vaga de _______ em sua empresa! Conforme foi especificado na descrição da vaga, eu atendo diversos pré-requisitos, como:

  • 4 anos de experiência nesse segmento;
  • Habilidade em liderar a equipe de vendas;
  • Experiência prévia em utilizar os mesmos softwares da empresa.”

Depois dessa parte você deve mostrar que, além de cumprir esses pré-requisitos, você pode oferecer mais para empresa, já que conhece todo o trabalho que vem sendo realizado durante esse tempo.

“Tenho acompanhado o desempenho da empresa nos últimos meses, dentro do segmento _________ e mediante todas as informações coletadas, acredito que possuo qualidades para contribuir no desenvolvimento de estratégias, uma vez que já tenho experiência na empresa _ e _. Nessas empresas, pude passar por desafios similares, mas mesmo assim, conseguir ter bons resultados.”

Depois desse exemplo vamos dar algumas dicas extras para sua carta de apresentação.

Dicas extras para carta de apresentação

1 – Demonstre seu conhecimento

Demonstrar o seu conhecimento na área! Uma boa forma de fazer isso é apontando os dados atualizados do setor em questão, as tendências do mercado, e junto disso o que você pode oferecer.

Para fazer isso da maneira correta é preciso dedicação, não se importe em escrever e reescrever a sua carta milhares de vezes! Leia em voz alta, peça para amigos revisarem, e afins.

2 – Seja simples

Ao mesmo tempo que você precisa demonstrar todo seu conhecimento você precisa mostrar simplicidade na carta de apresentação! Nada de tentar incrementar, colocar informações desnecessárias ou imagens! Quanto mais simples e mais objetiva for sua carta de apresentação, melhor ela vai ser.

3 – Início

Como vimos no exemplo exposto o primeiro parágrafo deve ter o seu objetivo profissional! dessa forma você deve informar a posição que deseja na empresa, e as suas principais áreas de atuação e também de conhecimento.

Ressalte todas as informações da sua formação acadêmica se a vaga exigir, ou de um curso de idiomas.

Mas lembrando que isso é necessário se a vaga exigir, senão, pode parecer desnecessário.

4 – Meio

O meio da carta deve possuir informações que destaquem o seu currículo! Como colocamos também no exemplo, você deve focar nos motivos para o recrutador ter você na empresa!

Por isso, colocar cargos que ocupou, empresas que trabalhou, destaque funções realizadas de forma atrativa podem fazer toda a diferença.

5 – Fim

A carta de apresentação deve ser finalizada indicando que está disposição para participar de uma eventual entrevista para esclarecer todas as informações contidas na carta de apresentação.

O formato deve ser em uma folha A4, fundo branco! Folhas coloridas pode tirar a seriedade do material enviado.

Atenção: somos responsáveis apenas pela divulgação de vagas e concursos aqui no site. Não possuímos qualquer vínculo com as empresas contratantes, instituições ou agências de emprego. Dúvidas referente às vagas de emprego ou concursos, devem ser sanadas com a instituição, recrutador ou entrevistador.

Importante: ao se candidatar em uma vaga por e-mail que não exija um assunto específico, solicitamos que citem que a vaga foi divulgada através do nosso site Empregos SP colocando no assunto "Empregos SP + 'Título da vaga' ". BOA SORTE!
RECEBA AVISO DE NOVAS VAGAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!