Home Dicas Como vencer o nervosismo em uma entrevista de emprego?

Como vencer o nervosismo em uma entrevista de emprego?

Participar de um processo seletivo é sempre um processo que gera diversas expectativas no profissional, o que é considerado natural, afinal, o que está em jogo é uma vaga de emprego.

O grande problema dessa expectativa é quando ela se transforma em nervosismo, pois sabemos que ficar nervoso nessas horas pode prejudicar o candidato, e fazer até com que ele fale ou faça alguma “besteira”.

Mas saiba que não existe profissional que não se sinta nervoso nessa situação, a grande diferença é saber como lidar com esse nervosismo e não transparecer na hora da entrevista.

Para saber a melhor forma de lidar com esse sentimento e não estragar sua entrevista, continue lendo nosso artigo.

1 – Planeje–se para o dia

Dentro de uma situação de entrevista de emprego costumamos ficar nervosos por não saber o que esperar! A nossa dica é que você faça uma “lição” de casa, ou seja, treine com alguém, responda a perguntas clichês, estude seu currículo, e estude também a empresa! Faça isso quantas vezes achar necessário, até sentir–se totalmente seguro.

Isso não significa que tudo vai estar no seu controle, mas você vai estar preparado para as mais variadas perguntas, situações e vai se sentir mais confiante de falar sobre você e sua experiência profissional.

Outra dica é separar seu currículo antes, saber qual a melhor forma de fazer o trajeto até a entrevista, verificar se a roupa ainda serve e coisas do tipo.

Falamos isso porque nessas situações é comum deixarmos as coisas para última hora, e no final descobrir que a camisa não entra mais, ou que o caminho é bem mais longe do que você pensava.

Quando conseguimos fazer tudo de forma antecipada ficamos bem menos nervoso e ansiosos! Afinal, ninguém merece ter que lidar com imprevistos bem antes de uma entrevista, né?

O ideal para o seu planejamento é chegar ao local cerca de 15 a 30 minutos antes! Mais do que isso, você pode parecer desesperado, e menos que 15 minutos é arriscado.

E nem precisamos comentar que atrasado jamais, né?

2 – Dia anterior

E se tem algo tão importante quanto o dia da entrevista é o dia anterior! Você precisa começar a se preparar antes, como mencionamos, mas além disso deve ser um dia onde você possa passar por momentos relaxantes.

Por isso, faça atividades que gosta, uma massagem, ouça sua música preferida, e tente dormir cedo! Ter uma boa noite de sono é essencial, e vai te ajudar bastante no dia seguinte.

Tome cuidado também com a alimentação, ela deve ser leve para não ter qualquer imprevisto! Nada de comer coisas pesadas ou decidir experimentar algo novo um dia antes da entrevista.

3 – Trabalhe a sua ansiedade

A ansiedade e o nervosismo andam juntos, e são bem comuns quando o assunto é entrevista de emprego!

Para trabalhar sua ansiedade você vai precisar fazer exercícios de reflexão e também de respiração!

Respirar fundo e com calma durante alguns minutos, pode te ajudar a disfarçar sentimentos ansiosos. Faça isso um dia antes, e também pouco tempo antes de ir para a entrevista.

Quanto aos exercícios de reflexão você deve procurar o que está te deixando ansioso, por exemplo, se a ansiedade tem relação com precisar do emprego, ou se tem relação com as perguntas que serão feitas, se a sua ansiedade vem do medo de errar, ou dos candidatos concorrentes!

Alguma coisa sempre desencadeia mais a nossa ansiedade, com uma reflexão você pode descobrir sobre a sua! Assim vai ser mais fácil encontrar respostas racionais e sentir – se menos ansioso.

4 – Pense positivo

Pensar positivo também vai fazer toda a diferença para você vencer o nervosismo, levar o momento da entrevista como julgamento ou como pressão não vai te dar os melhores resultados.

Tente se lembrar de outras situações parecidas, onde você obteve o sucesso. Dessa forma, vai ficar mais fácil se concentrar em saber quais seus pontos fortes e pontos fracos.

Tenha em mente que ninguém é perfeito, e que se você não for tão bem não é o fim do mundo, outras oportunidades vão aparecer. Com essas dicas, temos certeza que o nervosismo vai ser disfarçado muito bem na hora da entrevista.

Atenção: somos responsáveis apenas pela divulgação de vagas e concursos aqui no site. Não possuímos qualquer vínculo com as empresas contratantes, instituições ou agências de emprego. Dúvidas referente às vagas de emprego ou concursos, devem ser sanadas com a instituição, recrutador ou entrevistador.

Importante: ao se candidatar em uma vaga por e-mail que não exija um assunto específico, solicitamos que citem que a vaga foi divulgada através do nosso site Empregos SP colocando no assunto "Empregos SP + 'Título da vaga' ". BOA SORTE!
RECEBA AVISO DE NOVAS VAGAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!